Uma Conversa com o Pe. Dimitri Didenko Sobre Arrependimento

 Texto por Timofey Poedushkin

Pe. Dimitri Didenko

   No dia 22 de novembro houve uma conversa com o Pe. Dimitri Didenko, diretor do Ginásio Varnitsky. O Padre Dimitri conversou sobre o Sacramento da Confissão, arrependimento e raiva.

    Para quê as pessoas vão se confessar? Para purificar a alma, para pedir perdão. Está tudo bem, mas há um lado mais profundo da questão. O arrependimento é um conceito inerente não só ao Cristianismo, mas também a outras religiões. É um trabalho sobre si próprio, um desejo de mudar para melhor a sua relação entre as pessoas. Ao mesmo tempo, uma pessoa que não quer mudar a si mesma é muitas vezes infeliz.

    Em grego, "μετάνοια" significa "mudança de mentalidade". Não é um objetivo demasiado grande mudar a si próprio? Este objetivo é como uma enorme rocha que nos assusta com o seu tamanho, e por isso muitas vezes damos meia-volta e partimos. Tentar superar esta "rocha" é um objetivo inatingível.


Mosteiro da Trindade-Sérgio Varnitsky

    O problema mais comum na confissão é a falta de sinceridade. Por que isto acontece? Trata-se de como nos preparamos para a confissão. Normalmente, uma pessoa simplesmente testemunha o fato de que pecados foram cometidos sem pensar em como eles estão interligados. De onde vêm suas raízes? É possível, claro, seguir por aquele caminho, mas então não haverá desenvolvimento interno. É preciso desemaranhar os nós das nossas faltas. É preciso perguntar: por que é que estamos zangados? Temos o direito de usar a violência contra aqueles que são mais fracos do que nós? Não. Talvez não devêssemos dizer a razão da nossa raiva para que os outros pensem que somos fortes? Não. Por que é que continuamos a fazer isto? Porque sofremos dor e não a podemos expressar a não ser através da raiva. Essa é a razão dos nossos infortúnios. Temos medo das pessoas, embora fosse melhor ajudá-las, descobrir qual é a razão da raiva, a fim de resolver o problema.

    Na realidade, toda esta conversa consiste em uma daquelas conclusões que podemos tirar ao nos lembrarmos mais uma vez da parábola do Evangelho sobre o Filho Pródigo. Todos devemos ponderar e seguir o exemplo de um Pai amoroso e misericordioso.

Nota do Editor: O Ginásio se encontra dentro do perímetro do Mosteiro da Trindade-Sérgio Varnitsky, local do nascimento de São Sérgio de Radonej.

Visto originalmente em (Russo): https://pravgym.ru/beseda-s-direktorom-iereem-dimitriem-o-pokayanii/