Festa da Apresentação da Santíssima Mãe de Deus na Paróquia de São Sérgio de Radonej

Nesta sexta-feira, a Paróquia de São Sérgio de Radonej celebrou a Festa da Apresentação da Santíssima Mãe de Deus no templo.




Tropário:
Hoje é o prelúdio da benevolência de Deus
e a proclamação preliminar da salvação dos homens.
A Virgem apresenta-se com esplendor no Templo de Deus e
antecipadamente anuncia Cristo a todos.
A ela nós também clamamos em alta voz:
"Salve, ó realização da economia do criador!"

Kondáquio:
O templo puríssimo do Salvador, a Virgem,
a preciosíssima câmara nupcial,
o sagrado tesouro da glória de Deus
é apresentada hoje à Casa do Senhor,
introduzindo com ela a graça do Espírito Divino.
Os anjos de Deus a louvam clamando:
"Esta é o tabernáculo celeste!"

Apresentação da Mãe de Deus ao Templo
(21 de novembro calendário Juliano / 04 de dezembro calendário civil)

Joaquim e Ana não se esqueceram da promessa de dedicar sua filha ao serviço de Deus. Quando Maria tinha três anos, levaram-na para o Templo. As jovens, amigos e parentes, com velas acesas, formaram uma procissão e conduziram-na para os degraus do templo. Lá, Maria caminhou sozinha até o topo da escada, onde foi recebida pelo Sumo Sacerdote, Zacarias, ali Maria conheceu outras crianças dedicadas ao serviço de Deus. Movido pelo Espírito Santo, o Sumo Sacerdote levou Maria para o Santo do Santos do templo, onde ele era autorizado a entrar apenas uma vez por ano.

Assim, a criança Maria foi dedicada ao serviço superior e para um chamado mais elevado do que qualquer outra criança. Depois de sua dedicação, ela permaneceu no templo até seus doze anos, em oração e jejum. Ela leu e estudou as Sagradas Escrituras, então decidiu dedicar o resto de sua vida a Deus e prometeu manter-se sempre virgem. Este santo dia serve para lembrar aos pais, que as crianças são dadas a nós por Deus, e que nós, os pais, devemos lembrar que é o nosso dever ensiná-las de acordo com os mandamentos de Deus  - que é amar e obedecer-lhe.