Texto por Pe. Joseph Gleason
A parábola do Bom Samaritano é bela e inspiradora, e sua mensagem é clara: Precisamos ajudar os necessitados. Existe, entretanto, um perigo que precisamos evitar. Podemos ser tentados a nos felicitar muito rapidamente, pensando que já obedecemos ao mandamento de Cristo, quando na verdade nem sequer começamos a obedecê-lo.
Vemos o amor, o dinheiro e o cuidado que o Bom Samaritano deu para curar o viajante ferido. Então dizemos: "Eu também me sacrifiquei muito, mostrando amor por minha mãe, meus filhos e meus amigos. Trabalhei muito para ajudá-los quando estavam em apuros. Portanto, sou exatamente como o Bom Samaritano!". Quando pensamos assim, todavia, estamos esquecendo algo importante: O Bom Samaritano não estava ajudando sua família e amigos. Ele estava ajudando um completo estranho! (Leia a história em Lucas 10: 25-37).
No capítulo 6 do Evangelho de São Lucas, Jesus diz:
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso (São Lucas 6:32-36).
Claro, é bom amar sua família. É bom amar seus pais, cônjuge e filhos. Cristo nos manda fazer isso também. A questão é que amar sua família não é suficiente. Se você só faz coisas boas para sua família e amigos - se você ama apenas as pessoas que te amam - então você não é nada melhor do que os ateus e pagãos. Até um ateu faz coisas boas para seus pais e filhos. O que torna os Cristãos diferentes é que também amamos estranhos. Amamos pecadores. Amamos até mesmo nossos inimigos. Isso é o que nos diferencia. Quando você vai à igreja e os pedintes ficam do lado de fora pedindo dinheiro, você dá alguma coisa a eles? Ou não lhes dá nada, imaginando que só vão gastar com álcool? Quando você vê um carro quebrando na beira da estrada, você para para ajudar as pessoas? Ou você passa por eles imaginando que já têm dinheiro e um celular? Quando alguém te trata mal e depois você descobre que ele está com problemas, você dá a ajuda de que ele precisa? Ou você se alegra com o sofrimento dele, porque pensa "ele pediu por isso"?
- Se você tiver misericórdia de seus pais, isso é louvável.
- Se você ama seu cônjuge, isso é maravilhoso.
- Se você ajudar seus filhos, isso é bom.
- Mas se você quer ser como o Bom Samaritano - se você realmente deseja ser um seguidor de Cristo - então você tem que ir muito mais longe do que isso.
Até mesmo pagãos e ateus amam suas famílias e amigos. - Enquanto isso, Jesus nos chama a amar estranhos e inimigos. Se quisermos ser Cristãos, temos que mostrar amor a todas as pessoas - incluindo ateus, inimigos e completos estranhos. Se quisermos ser como nosso Pai celestial, devemos abençoar aqueles que nos amaldiçoam, fazer o bem aos que nos odeiam e orar por aqueles que nos usam e perseguem com maldade. Devemos ter misericórdia de todas as pessoas - incluindo aqueles que não têm misericórdia de nós.
O Bom Samaritano não perguntou sobre a religião do ferido. Ele não perguntou se esse estranho era piedoso ou perverso. Ele não tentou descobrir se o homem era um amigo ou inimigo. O Bom Samaritano viu apenas uma coisa: Ele viu uma pessoa que estava sofrendo. Então ele o ajudou. Depois de dar este exemplo sobre o Bom Samaritano, Jesus dá esta ordem a cada um de nós:
"Vá e faça o mesmo".
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.
25ª semana após o Pentecostes - Domingo, 29 de novembro de 2020
Visto originalmente em: https://russian-faith.com/pt/explaining-orthodoxy/ate-os-ateus-amam-suas-familias-em-que-os-cristaos-sao-melhores-n4114
Leia essa homilia também em Russo: Даже атеисты любят свои семьи - чем христиане лучше?