Um General no Fronte Espiritual (Parte I)


Arquimandrita Naum (Baiborodin)

A data de 8 de novembro é o quadragésimo dia desde que o Arquimandrita Naum (Baiborodin) partiu para o Senhor. Seus concelebrantes e filhos espirituais, entre os quais a maioria também são servos do Senhor - Bispos, Padres e monásticos - compartilham suas memórias do Ancião.

"Ele não tinha medo de falar a verdade" - Arquimandrita do Esquema, Iliy (Nozdrin):

Eu conheço o Pe. Naum já há muito tempo, provavelmente uns cinquenta anos. Ele era um asceta. Ele nos visitou no mosteiro das Cavernas de Pskov quando eu ainda estava sob obediência lá.¹ Ele tinha um amigo, o Arquimandrita Anastasy em Pechory, das proximidades de Kiev, e o Pe. Anastasy estava muito doente… Precisamos agora convocar o povo para rezar pelo repouso do Pe. Anastasy. Devemos sempre rezar pelos entes queridos do Pe. Naum que partiu: Seu pai era Alexandre e sua mãe Pelagia.

Nós então nos encontramos constantemente ao longo de toda a sua vida na Lavra da Trindade-Sérgio, ou em outro lugar durante viagens. É incrível que ele tenha chego na Lavra na festa da Santa Proteção e repousado sessenta anos depois, no dia anterior à mesma festa.

O Pe. Naum era um Ancião. Ele recebeu o povo; mas esse trabalho também exige outras coisas, caso contrário, você será “enterrado” de modo que não possa ficar em pé - portanto, ele orou e ministrou com tanto fervor, é claro, por meio de suas orações a Deus.

Ele não tinha medo de falar a verdade e admoestar o povo. Infelizmente, nem todos os sacerdotes se atrevem a fazer o mesmo. O que eles estão esperando? Para um abismo infernal se abrir novamente, e que as pessoas enforquem e matem umas as outras? Claro, houve muitos ataques contra o Batushka em razão de sua veracidade, até mesmo tentativas de envenená-lo.

O Arquimandrita Naum era um soldado no fronte espiritual, um general; ele restringiu, por sua palavra, bênçãos e orações, os ataques mais fortes do inimigo contra nosso país, e em geral contra o homem - sendo uma criação de Deus. As pessoas, especialmente agora, devem trabalhar em ascetismo, orar, ler o Evangelho todos os dias e viver por ele - é purificador - e participar dos Mistérios da Igreja.


Arquimandrita do Esquema, Iliy (Nozdrin)

Ele não tinha medo de falar a verdade e admoestar o povo. Infelizmente, nem todos os sacerdotes se atrevem a fazer o mesmo. O que eles estão esperando? Para um abismo infernal se abrir novamente, e que as pessoas enforquem e matem umas as outras? Claro, houve muitos ataques contra o Batushka em razão de sua veracidade, até mesmo tentativas de envenená-lo.

Apenas imagine: o pecado de cada homem tem significado cósmico, levando o mundo à catástrofe; da mesma forma, as virtudes de qualquer um de nós têm o poder de prevenir problemas.

"Ele nos ensinou a estar sempre com Deus" - Bispo João (Rudenko) de Usinsk e Vorkuta:

Sempre houve paz e calma irradiando do Pe. Naum. As pessoas iam vê-lo com vários problemas, sofrimentos, emergências, acidentes e assim por diante. Todavia, Batushka estava sempre com Deus. Ele transmitiu esta dispensação para nós. O Senhor é invariavelmente pacífico. Que Deus nos conceda, pelo menos em pequena medida, adquirir essa união com o Criador que tudo vê e que tudo sabe que guia nossas vidas, que era uma característica do Ancião, e então não teremos que nos preocupar com a agitação e urgência. Devemos aceitar essa herança do Ancião.


Bispo João (Rudenko) de Usinsk e Vorkuta

"Ele evitou cismas" - Monja do Esquema Seraphima (Antipina), Mosteiro da Santa Proteção Sagrada, Moscou:

Eu conheci o Pe. Naum por mais de trinta anos. Ele fez muito bem por todas as nossas vidas. Meus filhos são casados. Lembro-me de quando minha filha terminou a escola, ele disse a ela: "É isso, basta de estudos - encontrei um noivo para você!", e ele a apresentou a um seminarista. Ele disse a ele: "Gennady, aqui está sua esposa!". Tais famílias acabaram sendo fortes e calorosas. Quantas crianças nasceram por sua bênção. Quando as pessoas o obedeciam, tudo estava bem. Ele me abençoou primeiramente para o monaquismo e depois para aceitar o Esquema.

Quando os problemas começaram com os passaportes, o Pe. Naum rapidamente nos colocou no caminho certo: “Então, você vai queimar este papel e daí? Que tipo de espírito você tem?”. Ele simplesmente superou essa tendência cismática, quando até mesmo sacerdotes diziam a seus paroquianos para recusar os passaportes. O Pe. Naum diria que agora não é a hora - não há medo ainda, e não é necessário ir para as catacumbas. “Orem”, ele nos dirigiu, “e desta forma conterão tempos terríveis”. Eu me lembro, ele até me disse para trazer esses andarilhos para ele com mais frequência. Ele poderia levar as pessoas à razão.
O Pe. Naum era muito simples na comunicação e sempre disponível. A única coisa é que ele era tão rápido que você tinha que conseguir alcançá-lo. Mas se você tivesse destreza suficiente, Batushka não se recusaria a confortar, guiar, abençoar e orar por você.

Monja do Esquema Seraphima (Antipina)

"Um pilar da Ortodoxia no século XX" - Bispo Gury (Fedorov) de Arsenyev e Dalnegorsk:

Quando, antes do funeral do Pe. Naum, eu saí do relicário de São Sérgio, que teve uma visão de muitos pássaros, fiquei maravilhado com a quantidade de pássaros que se reuniram na Lavra! Eu mesmo já fui monge da Lavra; Eu morei lá por muitos anos, mas nunca vi um grupo de pássaros como aquele que voou para a despedida do Ancião.

Depois de receber o cuidado pastoral do Pe. Naum, eu, como muitos de seus discípulos, fui enviado para servir nos confins da nossa pátria. Agora eu chefio a diocese de Primorsky Krai no Extremo Oriente. Batushka Naum foi um grande milagreiro e vidente. Ele tem filhos espirituais que afirmam a Ortodoxia em todo o mundo: Abades, Abadessas, Padres e muitos Bispos. O Pe. Naum é um pilar da Ortodoxia no século XX.


Bispo Gury (Fedorov)

Eu conheci o Pe. Naum na década de 1980. Antes disso, eu fui até o Pe. Bento (Penkov) para a confissão, e ele sempre, querendo compartilhar este tesouro da comunicação com tais Anciãos, sempre nos instruiu: “Vá ver o Pe. Naum, vá ver o Pe. Cirilo”. Então, quando eu já tinha me tornado Subdiácono do Patriarca e havia ficado difícil para mim escapar para ir até o Pe. Bento, que havia sido transferido para Optina, a Anciã Lyubushka de Susanino me abençoou: “Vá ver o Pe. Naum!”. Recebi dele o cuidado pastoral nas últimas duas décadas.

Às vezes, o Ancião me repreendia muito, mas sempre foi lucrativo - sou grato a ele por todos os conselhos. Batushka teve o dom de mover as pessoas de uma condição ruim para uma constituição sóbria e fiel - isso é muito valioso. Ele poderia indicar às pessoas o caminho da verdade e encorajá-las com amor.

"Vá, obedeça!" - Arcipreste Athanasy Karyugin, reitor da Igreja da Beata Ksenia de São Petersburgo no Lago Issyk-Kul (Diocese de Bishkek e Quirguistão):

O Pe. Naum publicou uma grande quantidade de literatura espiritual. Ele teve um filho espiritual em Sergiev Posad, com uma pequena casa não muito longe da Lavra, toda abarrotada de livros. Os carros iam para lá para serem carregados de livros para levar às aldeias e cidades para distribuir às pessoas. Mais de uma geração de Cristãos será criada nesses livros. Essas pérolas de experiência espiritual foram reunidas em suas coleções! Você pode abrir qualquer livro e começar a ler. Então você apenas tem que se obrigar a cumprir o que leu em memória do Ancião.

O próprio Pe. Naum me tirou do mundo; Eu era um arruaceiro, eu diria. Ele me fez um sacerdote.² "Vá", disse ele, "obedeça". Graças a Deus, tive bastante presença de espírito para obedecer ao Pe. Naum! O resto foi organizado por suas orações.

Imagine só, ele então veio nos visitar nas longínquas montanhas do Quirguistão, apenas por cinco minutos, e acabou ficando por dez dias. Muitos aceitaram a fé então, e muitos mais estão se convertendo, depois de ler o livro que ele escreveu em nossas montanhas, o "Guia". Três deles apareceram para nós então, como os anjos para Abraão: o agora Metropolita Nikon de Astrakhan e Enotaevsk Nikon, o Bispo Sebastian de Shadrinsk (ex-Arcipreste Alexandre), e o Pe. Naum. Conhecer o Ancião mudou toda a minha vida.

        
Arcipreste Athanasy Karyugin

"Conhecimento para crescimento" - Bispo Savvaty (Perepelkin) de Pereyaslav e Vanino:

O Pe. Naum é um Ancião de toda a Rússia. Ele mudou a vida de muitas pessoas e, portanto, mudou a vida de nosso país. Todos que foram vê-lo perceberam que suas vidas mudaram, divididas entre o antes e o depois de conhecê-lo.

Sua influência se espalha por todo o território canônico da Igreja Ortodoxa Russa, não apenas na Rússia, mas até muito além de suas fronteiras. Pessoas o procurariam de todo o mundo. Às vezes ele te abençoava para conhecer alguém, a princípio você não sabia o porquê, mas depois de um tempo algo mudaria em sua vida exatamente de tal forma que você precisaria da ajuda dessa pessoa.

O Pe. Naum tinha um grande amor pelas pessoas. Quando alguém ia visitá-lo, ele tentava fazer de tudo para trazer essa alma para mais perto de Deus - ele fez tudo para que essa alma fosse salva. Ele se distinguia por sua total falta de indiferença. Ele não tinha paixão, mas sempre teve uma disposição gentil e calma com todos. Eu sei que Batushka curou muitas pessoas. Tocamos a graça de Deus por meio do Pe. Naum. Espero que ele continue presente em nossas vidas.


Bispo Savvaty (Perepelkin)

Visto originalmente em (Inglês): https://orthochristian.com/107916.html