Mensagem Pastoral de Natal por Leonid, Bispo da Argentina, Brasil e América do Sul

 

Felicito cordialmente a todos vós pela festa salvadora do Natal de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo. Nestes dias jubilosos revivemos os eventos acontecidos há dois mil anos, que mudaram o curso da história humana: a vinda de Deus a este mundo. Deus se encarnou e ordenou aos homens que vivessem piedosamente na terra que Ele havia estabelecido. Deus queria que em sua vida justa e na comunhão com Deus, seres humanos tivessem toda a plenitude da sua existência, alegria e vida eterna bendita. Mas a história nos dá um rumo diferente, que a liberdade humana nos abriu. Foi ela que deveu dar à pessoa a oportunidade de desenvolver-se criativamente na piedade e na pureza.

Mas as primeiras pessoas, ao escutar o antigo inimigo da raça humana, tomaram suas decisões cujas consequências carregamos até o dia de hoje. E Deus aceitando a humanidade como é, vem a este mundo para transformá-lo e fazê-lo digno, para devolver essa unidade entre Deus e o homem, que foi interrompida no Paraíso; por isso hoje é muito importante dar-nos conta plenamente do que Deus fez por nós. Ele nunca esqueceu de sua criação caída, mas sim trata de fazer todo possível para que herdemos a vida eterna, para que ainda estando aqui na terra, disfrutemos o grande Reino Bendito que “Deus preparou para os que o amam” (1 Cor-2:9)

Então Ele chegou à terra numa forma mansa e humilde. De noite, quando se acalma todo alvoroço e tudo que está relacionado com uma vida humana agitada, de noite, quando não há luz solar para aquecer a pessoa. A noite simboliza uma vida sem Deus que é escura e fria. E nesta noite Ele vem iluminar a humanidade caída, que junto com os anjos canta “glória a Deus nas alturas” (Lucas 2:14). Deus permanece sempre imutável, eterno, beato e santo. Os anjos glorificam esta santidade e trazem a boa notícia à terra para aqueles que escutam esta palavra. Sabemos que o chamamento foi escutado pelos humildes pastores que responderam com coração aberto ao chamado de Deus. Os anjos lhes anunciaram que deviam ir adorar ao menino Deus nascido em Belém, o Messias, que toda humanidade esperava.

Vemos o presépio de Cristo e os reis magos os quais por sabedoria humana foram incapazes de conhecer a Deus, mas o Senhor lhes deu a oportunidade de compreender Sua Providência. O anjo lhes guiou todo este tempo com uma estrela guia, para que através da sabedoria também alcançassem a Quem buscavam, a Quem esperavam, a Quem tanto o seu coração desejava. E portanto vemos o justo José e a Virgem Maria, os quais serviram para salvar a criatura humana. Sem a humildade da Mãe de Deus, como Deus poderia aparecer neste mundo? Vemos como a Santíssima Mãe de Deus nos revelou a luz Divina e a Sabedoria Eterna. Hoje juntos com os anjos, os pastores e os reis magos, glorificamos ao Senhor, que nos dá uma nova vida, que nos infunde novos poderes para todas as boas ações. “A noite está muito avançada, e o dia está perto” (Roman. 13:12). O Cristo mesmo disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12). Hoje sentimos esta luz na glorificação da Igreja de Cristo, que através da fé abraça os acontecimentos daqueles anos antigos e também percebe e sente com força como se sentiram as primeiras pessoas que conheceram o Divino Infante.

Damos graças ao Senhor por sua grande misericórdia, porque iluminou as nações com a luz de sua Divindade, porque nos deu ser pessoas do Novo Testamento que se relacionam de maneira diferente entre si. Deixou-nos seus mandamentos salvadores. Fez todo possível para que vivêssemos santos e que, em nossos corações, como templos de Deus, habitasse a graça Divina. Quisera desejar que todos recordemos este estado de graça, o estado de paz. Que o Senhor nos fortaleça no ano 2021. Que Ele nos dê todo o necessário para que possamos agarrar-nos a seus mandamentos com força e firmeza, vivendo neste mundo para realizar nossos trabalhos. Que o Senhor santifique nossas famílias, que devem estar imbuídas do amor e da graça divina, para que nossas famílias se conservem e estejam estreitamente conectadas com estes vínculos, resistindo às ondas do mar da vida. Que a geração jovem saiba cada vez mais, como Deus é glorioso, como é grande e poderoso, como é sagrado em todas suas manifestações, como pode mudar o homem, as pessoas caídas e as pessoas rejeitadas, porque todos somos seus filhos. Hoje sentimos essa filiação, sentimos este calor que vem da graça de Deus. Desejo a todos vós o bem-estar, a beleza da vida espiritual, que o Senhor esteja sempre conosco, e que, como hoje, o glorifiquemos com uma só boca, assim todos os dias quando o sol nasce sobre nós.

O mundo mudou por causa da luz de Cristo. Que o Senhor nos fortaleça no serviço a Ele e aos homens, porque “não há um amor maior, quando alguém dá a vida por seus amigos” (João 15:13). Não mais amor que amar a Deus com todo coração e por meio disso ver Sua imagem nas pessoas, servir a toda humanidade, curar-nos uns aos outros das feridas do pecado e juntos fazer muitas boas obras. Desejo a todos que, segundo as orações da Rainha do Céu, o Senhor nos dê sabedoria, nos dê o amor que sentimos Dele, para que possamos dignamente neste mundo, às vezes longe de nossa Pátria, de nossos parentes e inclusive de nossas famílias, assim como aqueles que estão na dispersão forçada, mas que buscam preservar a conexão dos tempos e as gerações, principalmente pela sua fé, cultura e memória de corações. E vendo a salvadora Providência de Deus para todos nós, guardemos o tesouro da fé em nosso coração, para que possamos transmiti-la às gerações futuras e cumprir tudo o que o Senhor ordenou: toda beleza da vida do Novo Testamento. Que a bênção do recém-nascido Cristo esteja com todos vós! 

+ LEÔNID, BISPO DA ARGENTINA, BRASIL E DA AMÉRICA DO SUL