Santo do Dia: Venerável Sérgio de Radonej (8 de outubro)

 Venerável Sérgio de Radonej

(8 de outubro)

Na metade do século 14 foi estabelecido o famoso mosteiro "Troitze-Sergueievski." Seu fundador o venerável Sérgio (Bartolomeu no mundo) era filho dos nobres de Rostov Cirilo e Maria, que mudaram-se para mais perto de Moscou, no povoado de Radonej. Aos 7 anos de idade Bartolomeu foi enviado à escola para aprender a ler e escrever. Ele tinha profunda sede de aprender, porém tinha dificuldades nos estudos. Triste com isto ele rogava ao Senhor dia e noite para que lhe abrisse a porta para a capacidade de ler e escrever.

Certa vez, procurando por cavalos perdidos no campo, ele viu um monge ancião desconhecido que rezava debaixo de uma árvore de carvalho. O menino se aproximou dele e lhe contou sobre sua mágoa. Ouvindo o garoto com simpatia, o ancião começou a rezar pela instrução do menino. Depois pegou um pequeno recipiente, depositou dentro um pedacinho de "prósfora" (pão da comunhão) e abençoando Bartolomeu com ela, disse: "Toma, criança, e come: isto é dado como sinal da graça de Deus e entendimento da Sagrada Escritura."

A graça de Deus realmente desceu sobre o menino: o Senhor lhe deu memória e entendimento e ele começou a aprender com facilidade a sabedoria dos livros. Depois desse milagre, dentro do jovem Bartolomeu se reforçou ainda mais a vontade de servir apenas a Deus. Ele quis se isolar seguindo o exemplo dos antigos ascéticos, mas o amor que sentia pelos seus pais o mantinha ao lado da família querida. Bartolomeu era modesto, tranqüilo e quieto; era dócil e carinhoso com todos; nunca se irritava e obedecia seus pais em tudo. Normalmente ele se alimentava apenas de pão e água e nos dias de jejum abstinha-se da comida por completo. Após o falecimento dos pais, Bartolomeu cedeu a herança para seu irmão mais novo, Pedro e, juntamente com seu irmão mais velho Estéfano instalou-se em uma densa floresta próxima ao rio Konchur, a 10 milhas de Radonhej. Os irmãos cortaram madeira da floresta com suas próprias mãos, construíram uma cela e uma pequena igreja, a qual foi abençoada em honra da Santíssima Trindade por um padre enviado pelo metropolita Feognost. Assim surgiu o famoso convento do venerável Sérgio.

Logo Stéphano deixou seu irmão e tornou-se padre superior do mosteiro Bogoiavlenski em Moscou e confessor do grande príncipe. Mas Bartolomeu, batizado na vida monástica com o nome Sérgio, durante cerca de dois anos agiu sozinho na floresta. Não se pode nem imaginar quantas tentações suportou durante esse tempo o jovem monge, porém, a paciência e orações venceram as dificuldades e os ataques do demônio. Bandos inteiros de lobos passavam diante da cela de Sérgio, assim como também ursos se aproximavam, mas nenhum deles lhe fazia mal algum. Certa vez o santo eremita deu pão a um urso que havia se aproximado de sua cela e dali em diante o animal passou a visitar com freqüência o venerável Sérgio, o qual repartia seu último pedaço de pão com ele.

Apesar dos esforços de São Sergio, para não atrair a atenção sobre suas façanhas, a fama a respeito delas propagou-se e atraiu outros monges desejosos de se salvarem sob o comando dele. Eles começaram a pedir que Sérgio se ordenasse abade. Sérgio não concordou por um longo período, mas vendo na insistência deles um sinal superior, disse: "Eu gostaria mais era de obedecer do que comandar, porém temo o juízo de Deus e me entrego nas mãos do Senhor. "Isso aconteceu no ano de 1354, quando São Alexei ingressou à cátedra de metropolito de Moscou.

A vida e o trabalho do venerável Sérgio na história do monastismo russo possuem um significado especial, pois ele deu início à vida de eremitas, instalando fora da cidade um convento com comunidade. Instalada sob novos princípios o mosteiro da Santíssima Trindade inicialmente passava por extrema pobreza em tudo; as vestimentas eram pintadas a mão, os cálices sagrados eram de madeira, na igreja em lugar de velas brilhava uma lasca de madeira acesa, mas os devotos queimavam de fervor. São Sérgio dava o exemplo aos irmãos de seríssima abstinência, profunda humildade e esperança inabalável da ajuda de Deus. Nas dificuldades e serviços ele caminhava na frente, e os irmãos o acompanhavam.

Certa vez no mosteiro, acabou o estoque todo de pão. O abade, com suas próprias mãos, construiu um vestíbulo na casa de um dos irmãos para receber em troca alguns pedaços de pão. Mas na hora da extrema necessidade, pelas orações da fraternidade surgia inesperadamente uma ajuda generosa. Após alguns anos da fundação do mosteiro, camponeses começaram a se instalar perto dele. Próximo ao mosteiro havia uma grande estrada que ia até Moscou e ao norte, e graças a isso as condições do mosteiro começaram a crescer e ele, seguindo exemplo do mosteiro de Kiev-Petcheskoi, começou a distribuir caridade e receber enfermos e peregrinos.

Rumores a respeito de São Sérgio chegaram até Constantinopla, e o patriarca Filópios enviou-lhe sua benção e uma carta com a qual eram confirmados as novas regras da comunidade eremita fora da cidade estabelecidas pelo fundador do mosteiro da Santíssima Trindade. O Metropolita Alexei gostava do venerável Sérgio como amigo, encarregava-o de reconciliar príncipes inimigos, depositava sobre ele pleno poder e o preparava para ser seu sucessor. Mas Sérgio rejeitou essa escolha.

Certa vez o metropolita Alexei quis presenteá-lo com um crucifixo de ouro como recompensa por seus esforços, mas Sérgio disse: "Desde minha juventude eu nunca usei ouro, e na velhice quero mesmo é me manter na pobreza," — e decididamente declinou essa honrosa oferta.

O grande príncipe Dimitri Ivanovitch, chamado "Donski," respeitava o venerável Sérgio como a um pai, e pediu sua bênção para a luta com Mamai, um khan tártaro. "Vá, vá corajosamente, príncipe, e conte com a ajuda de Deus,"- disse o santo concedendo dois monges para acompanhá-lo. Eles se chamavam Peresvet e Oslabia e morreram como heróis nos campos de batalha de Kulikov.

Ainda em vida o venerável Sérgio realizava milagres e era honrado com grandes revelações. Certa vez, a Mãe de Deus apareceu para ele em magnífico esplendor acompanhada dos apóstolos Pedro e João e prometeu proteção para seu mosteiro. Uma outra vez ele viu uma luz extraordinária e muitos pássaros preenchendo o ar com seu belíssimo canto, e teve a revelação de que muitos monges se reuniriam em seu mosteiro. Trinta anos após sua abençoada morte (25 de setembro de 1392) suas relíquias foram abertas.

O mosteiro de Troitze-Sergueievski propagou para todos os lados muitos novos mosteiros. Ele envolvia esses mosteiros, como se fosse uma rede cobrindo toda a parte norte da Rússia articulando-o para o centro clerical e administrativo da Rússia — Moscou. Durante a vida de São Sérgio foram construídos os seguintes mosteiros sob sua assistência: mosteiro Kirzhachski (próximo ao rio Kirzatch); mosteiro Simão (em Moscou); mosteiro de Visotski (próximo a Serpukov); mosteiro de Borisoglebski (perto de Rostov); mosteiro de Dubenski (em homenagem à batalha de Kulikov); mosteiro de Pokrovski (perto de Borovsk); mosteiro de Avraamirv (perto de Chukhlom). Após a morte de Sérgio, seus discípulos fundaram alguns mosteiros como: Savvin-Storojevski (perto de Zavenigorod); Jeleznoborski (perto de Galich); Voskresenski (em Obnora, ao norte de Jaroslov); Ferapontov; Kipilov-Beloozerski e outros. São Stephan, o educador da região de Perm, foi um dos amigos de São Sérgio.

TroparionSendo preparador espiritual dos virtuosos, como verdadeiro guerreiro de Cristo Deus, que atuou contra as impetuosidades da vida contemporânea, nos cânticos e em vigílias foste modelo aos teus discípulos: e o Espírito Santo habitou em ti, e por tuas ações tu és iluminado e honrado. Mas sendo destemido através da Santíssima Trindade, lembra do teu rebanho que juntaste com sabedoria: e não te esqueça do que tu prometeste visitando tuas crianças, Sérgio, nosso venerável pai.

Fonte: https://www.fatheralexander.org/