Discurso de Sua Santidade o Patriarca Kirill por Ocasião do Dia da Sobriedade


Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e Toda a Rússia fez um discurso por ocasião do Dia da Sobriedade.

Amados no Senhor, Reverendíssimos arquipastores, honrados pais, queridos irmãos e irmãs! Na festa da Decapitação da Cabeça do Batista do Senhor João, a Igreja prescreve um jejum estrito, para que, como diz a Regra, “não nos tornemos cúmplices da gula de Herodes” .

Na verdade, se o czar Herodes tivesse se abstido de beber vinho em excesso, o que acendeu o orgulho e outras paixões nele, talvez ele tivesse mudado de ideia e não teria dado a ordem de cortar a cabeça de São João, a quem ele próprio reverenciava como um homem justo. Infelizmente, muitas vezes as pessoas cometem atos pecaminosos irreparáveis ​​sob a influência do álcool e, em um estado de embriaguez, fazem o que nunca pensariam em fazer quando sóbrios.

Tais atos podem destruir não apenas a sua vida em particular, mas também as vidas daqueles ao seu redor. Discutindo isso, São Tikhon de Zadonsk avisa: "Um bêbado é capaz de todo o mal, passa por todos os tipos de tentações" 

Como um lembrete das consequências desastrosas da intemperança e indulgência nas paixões, o Santo Sínodo de nossa Igreja designou para celebrar o Dia da Sobriedade todos os anos na festa da Decapitação de São João Batista. Hoje, muitas pessoas que sofrem de vários tipos de vícios percebem sua perniciosidade e se voltam para as organizações da igreja em busca de ajuda, das quais já existem mais de seiscentas. Obviamente, a luta contra o vício requer mais do que apenas tecnologia médica. Uma mudança de perspectiva é uma das condições mais importantes que ajudam uma pessoa que sofre a superar o pecado.

Por meio das orações do São João Batista, que Deus nos ajude sempre a superar as paixões e, segundo o conselho do apóstolo Paulo, “E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito, ” (Efésios 5:19). 

+ Kirill, Patriarca de Moscou e de Toda a Rússia