Celebração da Festa da Anunciação na Paróquia São Mateus

 No dia 07 de Abril, o Reitor da Paróquia São Mateus (Padre Mateus), celebrou a Festa da Anunciação. 


A Anunciação (ou "Evangelismos", em grego) à Mãe de Deus (Theotókos) é uma das Grandes Festas do Igreja Ortodoxa, comemorada em 25 de março. Este é um dos dois únicos dias durante a Quaresma em que se é permitido comer peixe (o outro é o Domingo de Ramos).  
De acordo com o Evangelho de Lucas 1:26-38, o Arcanjo Gabriel apareceu a Maria para anunciar-lhe que ela iria conceber e dar à luz um filho, mesmo "não conhecendo homem algum". Conforme a Santa Tradição,  Maria tinha apenas quinze anos, quando fora visitada pelo Arcanjo Gabriel. 
Desde o princípio, a festa foi estabelecida no dia 25 de março, porque circulava a opinião de que Jesus se havia encarnado coincidindo com o equinócio de primavera, tempo em que, segundo as concepções mais antigas, foi criado o mundo e o primeiro homem. Isto o comenta mais extensamente Anastácio, o Antioqueno (+599) em sua Homilia sobre a Anunciação, 6-7.

Teologicamente falando, desde Santo Irineu, que fazia parte do círculo de discípulos do Apóstolo João, a Virgem é vista como sendo a Segunda Eva, e a Encarnação do Verbo (o Segundo Adão), como o evento que reinaugura a Criação do mundo, ou seja, da nova humanidade. São Máximo, o Confessor (+622), retoma este tema, o da concepção de Cristo, o segundo Adão, e a recriação do mundo por Deus, na Encarnação, com vistas à Ressurreição, plenitude de todo o criado.  
Normalmente a festa da Anunciação se dá durante a temporada de Quaresma, mas em alguns anos, cai no mesmo dia em que a Páscoa, o que resulta numa exuberante festa chamada de Kyriopascha. Atualmente, a Kyriopascha só é possível nas igrejas que observam o tradicional Calendário Juliano ou o Calendário Gregoriano. No entanto, nas Igrejas que usam o Novo Calendário (Juliano Revisado), devido a metodologia utilizada para poder preservar a data da Páscoa e ao mesmo tempo se  adaptar ao Calendário Ocidental (Gregoriano), se torna impossível a existência da Kyriopascha. E aqui reside uma das mais graves críticas ao Novo Calendário, pois sepulta a Festa mais exuberante da Ortodoxia.

Fato curioso é que a última Kyriopascha Ortodoxa se deu no ano de 1991, no qual se deu o colapso da União Soviética, e resultou na libertação dos povos Ortodoxos da Europa Oriental. As próximas serao em 2075, 2086 e 2159. A última Kyriopascha no Calendário Gregoriano foi em 1951, e as próxima se darão em 2035, 2046 e 2103.  O primeiro ano em que a Kyriopascha em ambos os Calendários, Juliano e Gregoriano, acontecerão juntas é 6700, seguido de 6779 e 6863.