Discurso de Sua Santidade o Patriarca Kirill datado de 16 de março de 2022 em conexão com os eventos na Ucrânia


Amados irmãos arquipastores!

Queridos pais, irmãos e irmãs!

Hoje atravessamos um período histórico difícil: todos os nossos pensamentos, preocupações e orações estão ligados aos acontecimentos em curso na Ucrânia. Mas mesmo nos momentos mais difíceis de provações, nosso povo procurou a ajuda do Santíssimo Theotokos, que sempre foi um zeloso intercessor e intercessor da Santa Rus'.

Durante os dias da Grande Quaresma, quando a Igreja está diante do Senhor em arrependimento, apelo a todos vocês, meus queridos, com um apelo para lerem diariamente “O Cânon de Oração ao Santíssimo Theotokos, cantado em todas as dores de alma e situação” com o acréscimo da oração previamente aprovada pela restauração do mundo.

Dirijamos os nossos olhos e suspiros à zelosa Intercessora da raça cristã, para que, pela Sua implacável intercessão materna, o Humano Amoroso Senhor incline a Sua misericórdia aos nossos povos e conceda uma paz forte e irresistível.

+KIRILL, PATRIARCA DE MOSCOU E TODA A Rus' 

Oração pela Restauração do Mundo
Soberano Misericordioso, Senhor Jesus Cristo Deus nosso, pelas orações da Puríssima Senhora nossa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, dos santos Iguais aos Apóstolos grão-Príncipe Vladimir e grã-duquesa Olga, dos santos Novos Mártires e confessores de nossa Igreja, dos nossos veneráveis padres teóforos Antônio e Teodósio, dos fazedores de milagres de Kievo-Pechersk, de Sérgio hegúmeno de Radonej, de Jó de Pochaevsk, de Serafim de Sarov e de todos os santos, faz que nossa oração pela Igreja e por todo povo seja auspiciosa.

De uma mesma e única pia Batismal, sob o grão-duque Vladimir, nós Teus filhos recebemos a Tua Graça; então estabelece para sempre o espírito de amor fraterno e de paz em nossos corações!

Aos povos estrangeiros que querem guerra e têm más intenções contra a Santa Rússia – Senhor, proíbe suas ações e derruba seus planos. 

Por Tua graça, conduz aos que estão no poder a toda boa intenção, fortalece os soldados em Teus mandamentos, dá moradia aos que não tem, alimenta os famintos, fortalece e cura os que estão enfermos e sofrendo, dá esperança e consolo aos que estão confusos e temerosos, e perdão dos pecados e abençoado repouso aos mortos na batalha.

Senhor, inunda nossas almas com fé em Ti, amor e esperança, para que em todos nossos países, com uma só boca e um só coração, confessemos a Ti, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, com Teu Pai que é sem origem, com Teu Santíssimo Espírito Bom e Vivificante, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.