Passando para o Socialismo - Um Erro Mais Hediondo do que Qualquer Heresia

Nota do Editor: O Santo Hieromártir Hilarion, Arcebispo de Vereya, foi um eminente teólogo, pregador e valente defensor da Igreja da Rússia, que sofreu durante a primeira década do governo Bolchevique na Rússia. Um compatriota do Patriarca Tikhon, ele defendeu fortemente a Igreja contra os ataques do regime Comunista e da "Igreja Viva" apoiada pelos Bolcheviques, contra suas políticas renovacionistas e o cisma Gregoriano. Sua festa é comemorada no dia 15 de dezembro.

Santo Hieromártir Hilarion, Arcebispo de Vereya

"Meu filho, eu firmemente te exorto e conjuro, com toda minha força, que te atenhas à Santa Igreja como a Mãe que te deu à luz, e que afastes de ti todo aquele que se opõe à Santa Igreja, que não tenhas nenhuma relação amigável de nenhuma forma com eles, pois eles são inimigos de Deus" (São Hilário citando I.T. Pososhkov).

"Agora, não é aquilo que é agradável a Deus ou à Igreja que é [considerado] bom, mas aquilo que é 'progressivo', 'liberal', revolucionário; aquilo que é uma "boa inclinação" é a concatenação de todos os males. 'Está de acordo com Marx': eis o maior louvor para qualquer ensinamento, para qualquer opinião. Até mesmo a doutrina Cristã é examinada com base nesse novo padrão. Assim, todas as doutrinas fundamentais do Cristianismo que tangem o esforço pessoal do arrependimento e humildade são lançados fora, enquanto somente uma espécie de 'doutrina social' é tomada e tida em consideração...

Nesta vida, uma nova cosmovisão está anunciando urgentemente a si mesma; novos deuses, novos ídolos estão sendo erigidos. Claro, a Igreja de Cristo é santa e imaculada. O povo da Igreja continua a viver de acordo com as divinas leis do passado, recusando-se a dobrar seus joelhos diante de Baal. Para eles, não há outro deus além de Deus e Seu Cristo; não há autoridade além da autoridade da Igreja. Contudo, não são poucas as pessoas que já adotaram a nova cosmovisão, que já dobraram seus joelhos diante dos novos ídolos, mas que, entretanto, ainda não deixaram a Igreja por completo. Tais pessoas estão constantemente fazendo juízos sobre o Cristianismo, sobre a Igreja. Eles julgam não como um que foi ensinado pela Igreja, mas como aquele que pretende ensinar; eles desejam 'corrigir' a compreensão da Igreja sobre o Cristianismo, substituindo-a pela sua própria, na qual a doutrina  de Cristo é exposta como que portando uma notável semelhança com todas as mais recentes doutrinas e ações dos ímpios...

Socialismo é o 'mistério da iniquidade' que o Santo Apóstolo Paulo profetizou (2 Tessalonicenses 2:7). Será que há alguma necessidade de se refutar o socialismo? Não, é suficiente apenas dizer o que o socialismo é, e aqueles que ainda tiverem mantido sua fé em Cristo em alguma medida rejeitarão este ímpio escândalo com horror. O homem crente é absolutamente incapaz de falar de qualquer acordo entre socialismo e Cristianismo de qualquer forma. O Socialismo não apenas não é nosso, mas é nosso declarado e perigoso inimigo. Ele é culpado de inimizade contra o Cristianismo e não merece condescendência. Ele é nosso inimigo. Cada membro da Igreja deve estar ciente disso, e é essencial que a Igreja explique isso para que o mundo ouça. Se passar para a heresia implica em separação da Igreja, passar para o socialismo é um erro ainda mais hediondo do que qualquer heresia, sendo até mais merecedor de punição.

Detalhe do pergaminho: "Fora da Igreja não há salvação"

'Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, que seja Anátema' (1 Coríntios 16:22). Nós já verificamos como o socialismo 'ama' Jesus Cristo. É necessário entregar todo socialismo inveterado. Os lobos vorazes devem ser enxotados do rebanho, caso contrário todo o rebanho perecerá. Como pode alguém falar sobre a 'Cristianização do socialismo'? Essas são palavras vazias. Pode alguém Cristianizar o ateísmo? 'Socialismo Cristão' é uma contradição dos termos. Aquilo que é Cristão não pode ser socialista. Se não declararmos abertamente e em bom tom que o socialismo é o inimigo do Cristianismo, nada resultará, exceto dano e escândalo. Qualquer transigência aqui é imprópria. É preciso encarar os inimigos nos olhos. Menosprezar o perigo é sempre pernicioso".