Festa da Proteção (Pokrov – Покров) da Santíssima Mãe de Deus


Festa da Proteção (Pokrov – Покров) da

Santíssima Mãe de Deus

Comemorada em Primeiro de Outubro (14 no calendário civil/gregoriano)

   “Hoje a Virgem põe-se de pé diante de nós no interior da Igreja, com o coro dos Santos invisivelmente intercedendo por nós a Deus. Anjos e hierarcas reverenciam, Apóstolos e profetas cantam: por nós a Theotokos reza a Deus pré-eterno” – essa aparição milagrosa da Mãe de Deus aconteceu na metade do século X em Constantinopla (atual Istambul), na igreja de Blakhernae, onde preservavam-se as relíquias do Manto da Santíssima Mãe de Deus, seu Véu (mathoria) e parte do seu Cinto, transladados da Palestina para lá no século V. No Domingo, primeiro de outubro, durante a Vigília Noturna, com a igreja abarrotada de fiéis em oração, o Louco de Deus, Santo André (comemorado em 2 de outubro – 15 pelo calendário civil/gregoriano), à Quarta Hora da vigília, ergueu seus olhos em direção ao céu e contemplou, vindo pelos ares, a Nossa Santíssima Senhora Mãe de Deus, refulgindo em luz celeste, cercada por uma assembleia de santos.

O santo Precursor e Batista do Senhor, João, e São João, Teólogo, estavam ao lado da Rainha dos Céus. De joelhos dobrados, a Virgem, cheia de lágrimas, começou a rezar pelos cristãos, e passou longo tempo em oração. Então, aproximando-se do Trono (do bispo, no centro da igreja), ela continuou sua oração e, ao término, tirou o véu de Sua cabeça e abriu-o sobre os fiéis na igreja, protegendo-os de todos inimigos, visíveis e invisíveis. A Santíssima Senhora Mãe de Deus resplandecia da glória dos céus, e o véu de sua proteção em suas mãos brilhava “mais do que os raios do sol”. Santo André contemplava em pasmo, trêmulo diante da visão milagrosa, e então perguntou a seu discípulo, o bem-aventurado Epifânio, que estava ao seu lado: “Viste, irmão, a Rainha e Senhora, intercedendo por todo o mundo?”, ao que Epifânio respondeu: “Vi, santo pai, e enchi-me de temor”.

A Sempre Bem-Aventurada Mãe de Deus implorou ao Senhor Jesus Cristo que aceitasse as orações de todas as pessoas, chamando Seu Santíssimo Nome e apressando-se a recorrer à Sua intercessão. “Ó, Rei Celestial,” – disse em oração a Rainha Imaculada, que permanece eternamente dentre os Anjos – “aceita cada pessoa que pede a Ti e clama pelo Meu Nome por ajuda, não deixe-os sair de mãos vazias, inauditos da Minha Face”. Os santos André e Epifânio, a quem foi concedido contemplar a Mãe de Deus em oração, “por longo tempo passaram em pasmo diante da contemplação do véu protetor aberto sobre os fiéis, reluzindo como o relâmpago na glória do Senhor. Enquanto a Santíssima Mãe de Deus estava lá, estava, da mesma maneira, o véu visível; mas com Sua partida, o véu tornou-se invisível, e, apesar de o ter levado, ela deixou a graça da sua presença”.

Na igreja de Blakhernae é preservada até hoje a memória da milagrosa aparição da Mãe de Deus. No século XIV, um clérigo e peregrino russo, Alexandre (Aleksandr), viu dentro da igreja um ícone da Santíssima Mãe de Deus intercedendo pelo mundo, e escrito de maneira a retratar Santo André a contemplando.

Igrejas em honra da Pokrov-Proteção da Mãe de Deus apareceram na Rússia a partir do século XII. Muito conhecida por sua arquitetura é a igreja da Pokrov em Nerla, construída em 1165 pelo Santo Príncipe Andrei Bogoliubsky. Através dos esforços do santo príncipe, também foi estabelecida na Igreja Russa a própria festa da Pokrov, por volta do ano 1164. Em Novgorod, no século XII, existiu um mosteiro da Pokrov da Santíssima Mãe de Deus (também conhecido como mosteiro de Zverinsk). Em Moscou, sob o governo do tzar Ivan, o Terrível, foi construída a catedral da Pokrov da Mãe de Deus, na igreja da Santíssima Trindade (conhecda como Igreja de São Basílio, Magno).

Na festa da Proteção da Santíssima Mãe de Deus, imploramos a defesa e assistência da Rainha do Céu: “Lembra-te de nós em Tuas orações, ó Santíssima Senhora, Virgem Mãe de Deus, para que não pereçamos por nossos pecados. Protege-nos de todo mal e de toda dolorosa aflição, pois em Ti temos esperança e a ti glorificamos, venerando a festa da Tua Proteção (Pokrov)”.